MAE acessível

MAE Acessível.

O Educativo do Museu atento à democratização dos espaços museológicos desenvolve ações acessíveis para diferentes públicos. Confira algumas delas:

Inclusão Sociocultural

São realizadas  diferentes atividades com os(as) moradores(as) da comunidade São Remo, vizinha à USP. Atualmente vem sendo implementadas ações sistemáticas e permanente com o público infanto-juvenil da ONG Espaço Girassol.

O projeto foi retomado no ano de 2014 a partir do trabalho com crianças entre 7 e 11 anos. A parceria entre as duas instituições remonta à década de 1990, quando o Museu iniciou as primeiras atividades realizadas com a busca de aproximar o espaço museológico de seu entorno.

As ações buscam ampliar a função social de uma instituição museológica mediante o trabalho com públicos inclusivos que geralmente não possuem acesso à esses espaços e contribuir para o aprofundamento da relação entre a Universidade com as comunidades do seu entorno.

 

Idosos(as) no Museu

O MAE oferece desde 2005 diferentes ações para idosos(as) dentro do Programa “Universidade Aberta à Terceira Idade” da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

//www.prceu.usp.br/3idade/

São ações educativas em que os(as) participantes se envolvem com várias atividades: relacionadas à arqueologia, etnologia e museologia. Destacam-se as visitas orientadas nas exposições em cartaz e a Oficina da Memória. Nessa última, com a duração de quatro meses, o público participa de muitas atividades práticas e reflexivas. Ao final é construído um produto, como resultado de todo o processo de trabalho, como uma exposição, publicação, vídeo, entre outros materiais.

MAE para todos(as)

Oferece ações para opúblico com deficiência visual desde 2009 a partir de recursos acessíveis como o Kit Multissensorial que foi pensado e concebido pela equipe de educadores(as) como mais um instrumento que visa não apenas divulgar aspectos do conhecimento arqueológico relativo às sociedades indígenas que vivem no território brasileiro, mas sobretudo propiciar momentos de aprendizado por meio do tato.

Também são realizadas visitas orientadas acessíveis nas exposições em cartaz com a utilização de diferentes recursos. Venham nos visitar!!!

Para mais informações entre em contato com a Seção Técnica de Educação para o Patrimônio em: educativo.mae@usp.br – (11) 3091-4905 (Cida Andrade ou Roberto Nicácio)