FacebookInstagramYoutube
\ Univ… > Muse… == > Back… > Refl…

Reflectance Transformation Imaging – RTI

Entre os dias 14 e 20 de outubro de 2020, foi ministrado o curso de Extensão intitulado “Introdução à Tecnologia Aplicada a Acervos Museológicos: Reflectance Transformation Imaging (RTI)”.

O curso foi ministrado por Carolina Machado Guedes, pós-doutora pelo MAE-USP, por Juliana Figueira da Hora, atual pós-doutoranda do MAE-USP e pesquisadora do LABECA-USP, Cleberson Henrique de Moura, técnico do MAE-USP e graduando em Pedagogia pela FEUSP, Guilherme Diogo Rodrigues, pesquisador do LABECA-USP, professor de fotografia, graduando em História pela FFLCH-USP e aluno PUB do MAE-USP e Jessica Silva Mendes, formada em História e pesquisadora do LARP-USP.

Coordenaram o curso os professores do MAE-USP Maria Cristina Nicolau Kormikiari e Vagner Carvalheiro Porto.

O curso é produto de pesquisas que envolvem o acervo mediterrânico do MAE-USP e está diretamente relacionado com as pesquisas do LARP e do Labeca. O curso foi ministrado no formato on-line e contou com a frequência assídua de mais de 70 alunos de diferentes estados do país. O curso sobre a técnica de RTI pôde divulgar o acervo de moedas antigas gregas e romanas do MAE-USP, assim como os objetos de bronze da península Itálica; ambos compõem o acervo de objetos mediterrânicos do MAE-USP.