Reserva Técnica Visitável – Arqueologia Amazônica

Em 2005, a partir de uma decisão judicial, o Museu de Arqueologia e Etnologia recebeu a guarda provisória de uma coleção de arqueologia amazônica, antes sob a responsabilidade do extinto Instituto Cultural Banco Santos. Desde então, vários procedimentos curatoriais, próprios de uma instituição museológica, foram realizados com vistas a garantir a salvaguarda e comunicação desta parcela do nosso patrimônio cultural.

Esta coleção é constituída por artefatos provenientes de diferentes regiões da Amazônia e evidencia importantes formas de ocupação deste território pelas populações indígenas desde períodos remotos. A cultura marajoara é a mais representada, mas há também artefato das culturas tapajônicas e guarita.

Nesta Reserva Técnica Visitável temos o compromisso de apresentar as responsabilidades de um museu universitário para com seu acervo, divulgando os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão realizados por sua equipe de profissionais. Ótima oportunidade para conhecer a história da região e suas populações.