UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA
Close this search box.
Close this search box.

Coleção de vidros antigos, islâmicos e europeus do MAE/USP

Catalogo Vidros

A obra se apresenta como um catálogo representando o resultado de excelente trabalho de pesquisa da dra. Barbara Montecchi, da Universidade de Florença, um singular estudo curatorial que prioriza a tecnologia como ponto de inflexão e inserção desses artefatos e fragmentos em novos circuitos de cultura material, articulando a coleção do MAE a outros conjuntos congêneres de instituições brasileiras e estrangeiras. Esse acervo, formado a partir de coleções particulares sem proveniências precisas, tem características bastante comuns em muitas coleções museológicas. O material é extremamente heterogêneo e cobre um vasto período cronológico do século XIII a.C ao XI d.C. O arranjo do material sob o prisma tecnológico visou também satisfazer a uma das funções básicas de um museu universitário, que são seus propósitos didático-educativos, possibilitando o olhar para muitas produções de vidros diferentes.

Você pode visualizar a obra completa aqui: