Educativo MAE ganha Prêmio

Boas Práticas Site

O trabalho educativo colaborativo desenvolvido com os grupos indígenas na exposição “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena” recebeu o título internacional de Boas Práticas do International Committee for Education and Cultural Action – CECA do International Council of Museums – ICOM.

O evento ocorreu terça-feira, 26 de outubro, na cidade de Leuven na Bélgica e a premiação foi de forma remota. O Programa Educativo “Estou aqui, sempre estive” promoveu o contato direto entre curadores(as), educadores(as) indígenas e os públicos na exposição. As ações foram conduzidas de forma transversal nos demais programas da área educativa, como uma forma de intervenção e potencialização da voz indígena, atuando com estudantes do ensino regular, professores(as), equipe interna do Museu, idosos(as) e crianças em vulnerabilidade social.

Esse reconhecimento é de todos os grupos indígenas e profissionais do Museu que participam do trabalho colaborativo na exposição. Agradecemos especialmente a assistente de pajé Susilene Elias de Melo e o cacique Ronaldo Iaiati, indígenas Kaingang; os professores Guarani Nhandewa Cleidinilson Alves Marcelino e Vanderson Lourenço; o pajé Cândido Mariano Elias e o ancião Rodrigues Pedro; Lucilene Melo indígena Kaingang; os professores Guarani Nhandewa, Cleidinilson Alves Marcelino e Josué Marcelino; as lideranças Terena, Geraldino José Cesar e Mario de Camilo, que atuaram com diferentes públicos no Museu. Não podemos deixar de agradecer todos(as) que estão envolvidos nesse projeto.

Em 2022 vamos retomar o trabalho com os grupos indígenas na exposição.

Em breve será publicado o novo volume do Best Practice com o texto referente ao projeto.

Para quem quiser saber mais, pode acessar o Dossiê “O Protagonismo indígena e museu: abordagens e metodologias”, organizado pela Profa. Marília Xavier Cury.