Guia Didático – Sambaquis: uma história antes do Brasil

Guia_Sambaquis_MAE

O MAE publicou um Guia Didático do jogo “Sambaquis: uma história antes do Brasil” e disponibilizou-o gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

Sinopse

A problemática surge da necessidade de divulgação do conhecimento científico de forma que extrapole os ambientes acadêmicos. O jogo Sambaquis: Uma História Antes do Brasil é uma proposta que tem como objetivo a divulgação de uma parte do passado histórico e arqueológico do atual território brasileiro que não é comumente encontrada em mídias digitais: nesse caso, em jogos eletrônicos. Utilizando a interatividade em tempo real, o usuário fica livre para experienciar a vida cotidiana dos sambaquieiros a partir do contato direto com objetos e personagens espalhados pela paisagem. Este é um projeto de inovação com o intuito de educar crianças, adolescentes e adultos a respeito da pesquisa arqueológica e do olhar para com o Patrimônio Cultural, promovendo a sensibilização e preservação dos sambaquis existentes na costa brasileira.

Jessica Mendes Cardoso – Universidade do Sul de Santa Catarina
Renata Estevam da Silva – Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Bruna Cataneo Zamparetti – Universidade do Sul de Santa Catarina